O The Babys foi um popular grupo de rock britânico dos anos 1970. A idéia para de formar o grupo foi começou com Mike Corby e Adrian Millar, no final de 1974 quando a busca de membros para a banda começou, porém até hoje há uma certa idéia de que a origem do grupo foi idéia de John Waite.
Existiam poucas informações precisas sobre o grupo até Corby voltar a público novamente em 2007 e alegar que o nome foi escolhido para dar-lhes uma maior chance de um contrato com gravadoras que investiam no mercado jovem. A capa de "Broken Heart", com os membros do grupo de maquiados foi acusada de ser a prova de que os Babys estariam imitando os Bay City Rollers para ganhar um contrato. Contudo, tornou-se mais provável que o financiamento por parte de Adrian para a gravação de clipes do grupo produzidos por Mike Mansfield tenha ajudado a conquistar o primeiro sucesso do grupo. De acordo com Corby, os nomes Cry Babys e Big Babys estavam cotados, mas Millar decidiu sobre "The Babys".
As músicas e as letras eram melódicas, sensíveis. Alguns critícos viram no The Babys uma embalagem apelativa para angariar público. O resultado geral foi que o Babys parecia viver na sombra de outros artistas da mesma gravadora, como Blondie e Pat Benatar.
Millar e Corby estavam descontentes com a produção do primeiro álbum. Problemas com a gravadora persistiram, resultando em Corby sendo convocado para uma reunião em agosto de 1978 na qual lhe convocaram a deixar a banda que ele tinha formado. Millar, o produtor do grupo tinha sido despedidos pouco tempo antes disto. Durante a era Corby/Millar, o lineup do The Babys foi: John Waite (vocalista / baixista), Tony Brock (baterista), Michael Corby (tecladista/guitarrista) e Wally Stocker (guitarrista).
Em 1979, o tecladista e guitarrista Jonathan Cain substituiu Corby, e o baixista Ricky Phillips (do "Nasty Habit") também aderiu ao grupo. "Broken Heart" produziu o hit top 20 nos E.U. "Isn't It Time", que atingiu #13, e eles sairam em turnê nos acompanhados pelo grupo Babettes que incluia Andrae Crouch e os discípulas Lisa Freeman Roberts, Myrna Matthews e Pat Henderson. O álbum ainda ficou duas semanas em número um na Austrália, mas o álbum não produziu outro top 40.
No início de 1979 "Everytime I Think of You" do álbum "Head First" alcançou o top 20 novamente nos Estados Unidos, se tornando o maior hit da banda (juntamente com "Isn't It Time") em #13, e o top 10 na Austrália. Uma versão cover da música chegou ao topo das paradas nos Países Baixos em outubro de 2006, com participações de Marco Borsato e Lucie Silvas.
O quarto álbum "Union Jacks" soou parecido com Pat Benatar com a música “Back on My Feet Again”, que chegou a permanecer um tempo muito curto no top 40. O single "Turn and Walk Away" do álbum "On the Edge" só alcançou o top 100 e a banda não estava muito longe do final de uma curta vida. Wally Stocker e Tony Brock não trabalharam com Waite até a ruptura e não houve qualquer sinal de retomar a formação original de 1976. De acordo com notas incluídas no álbum "The Essential John Waite" a banda chegou ao fim quando Waite rompeu um ligamento no palco durante um concerto em Akron, Ohio, em dezembro de 1980, à um dia do assassinato de John Lennon .
John Waite, Ricky Phillips e Jonathan Caim chegaram a tocar juntos novamente no Bad English. Cain passou a desfrutar de grande sucesso com Journey. Brock passou muitos anos tocando com Rod Stewart, bem como tocando e co-produzindo de Jimmy Barnes e também produzindo Keith Urban. Wally Stocker passou a tocar violão por Rod Stewart e Air Supply, bem como numa versão repaginada do Humble Pie na década de 1990.
Discografia:
The Babys (1976)
Broken Heart (1977)
Head First (1978)
Union Jacks (1980)
On The Edge (1980)
Links:
MySpace Oficial do The Babys
John Waite
Rick Phillips
Mike Corby
The Babys John Waite
Site não-oficial do The Babys
Nenhum comentário:
Postar um comentário