segunda-feira, 4 de agosto de 2008
VIXEN
Dentre as bandas femininas de rock dos anos 80, uma das maiores com certeza foi o Vixen. Formado em St. Paul, Minnesota, em 1980 pela guitarrista Jan Kuehnemund enquanto ainda frequentava o ensino médio. Em 1984, uma primeira versão da banda com Kuehnemund e a cantora Janet Gardner apareceu no filme Hardbodies com o nome de "Diaper Rash" Em 1985 a banda mudou-se para Los Angeles para fazer parte da cena rock local. O line-up da banda sofreu mudanças durante os anos seguintes até que o "clássico" line-up composto por Jan Kuehnemund (guitarra), Janet Gardner (vocais e guitarra base), Share Pedersen (baixo) e Roxy Petrucci (bateria) foi formado Este line-up do Vixen foi entrevistado em 1987, juntamente com muitos outros artistas de rock da época, por Penelope Spheeris para seu filme O declínio da civilização ocidental II: Os Anos Metal.
Em 1988 a banda assinadou com a EMI e elas começaram a gravar seu álbum de estréia Vixen que foi lançado em setembro de 1988. O cantor e compositor Richard Marx ajudou na composição do primeiro single do álbum, "Edge of the Broken Heart", sobre o álbum. Há rumores de que ele foi convidado a ajudar a banda com seu primeiro hit para que ela competisse diretamente com a toda-poderosa banda de rock também feminina The Bangles. No ano seguinte, Vixen viajou pelo mundo abrindo shows de gente grande como Ozzy Osbourne, Scorpions e Bon Jovi, bem como fazendo seus próprios mega-shows. A banda voltou ao estúdio no final de 1989/início de 1990 para gravar seu segundo álbum Rev It Up, que foi lançado em julho de 1990. Um ano de turnê o seguiu, incluindo shows próprios e apoios para o KISS e Deep Purple. Em meados de 1991 a banda se dividiu devido a divergências musicais.
Em 1997 Roxy Petrucci reformulou o Vixen com Janet Gardner nos vocais, Gina Stile na guitarra e Rana Ross com o baixo. Este line-up viajou pelos E.U. em turnê durante 1997 e em 1998 Petrucci, Gardner e Stile gravaram o álbum Tangerine. Após o lançamento do novo álbum a irmã de Roxy, Maxine Petrucci, foi trazido para tocar baixo durante a turnê americana de 1998, mas foram processadas por violação dos direitos autorais por Jan Kuehnemund.
Em 1999, Share Pedersen ingressou na banda de seu marido, The Dogs D'Amour, que estavam voltando depois de uma longa parada. Ela apareceu no álbum Happy Ever After tocando baixo e teclados e contribuindo nos vocais. Share e seu marido, Bam, também têm a sua própria banda, Bubble, que é muito popular em Los Angeles.
Em 2001 o Vixen foi reformado por Kuehnemund com um line-up composto por ela, Janet Gardner, Roxy Petrucci e a nova baixista Pat Holloway. Este line-up saiu em turnê pelos E.U. como parte da turnê "Voices of Metal". Infelizmente, no meio da viagem discordâncias causaram uma nova separação da banda com apenas Kuehnemund remanescendo no grupo. Kuehnemund rapidamente recrutou a vocalista Jenna-Sanz Agero, a baixista Lynn Louise Lowrey e a baterista Kat Kraft para completar o circuito. Esta formação continua até hoje e é responsável pelo lançamento de dois novos álbuns 2006, um álbum vivo (gravado em um show na Suécia) chamado Extended Versions, e um álbum de estúdio entitulado Live & Learn.
Em 2004 a VH1 abordou as quatro membros da formação "clássica" para aparecer em seu show Bands Reunited. O show foi gravado em agosto de 2004 e transmitido nos E.U. em novembro de 2004. Após essa apresentação na VH1, a EMI re-lançou os dois primeiros álbuns do Vixen.
DISCOGRAFIA:
Álbuns de Estúdio:
Vixen (1988)
Rev It Up (1990)
Tangerine (1998)
Live & Learn (2006)
Coletâneas:
Best of Vixen - Full Throttle (1999)
Extended Versions (Live in Sweden) (2006)
LINKS:
Site Oficial
Comunidade Oficial no Orkut
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário