sexta-feira, 11 de julho de 2008

STEVIE NICKS






Stephanie Lynn Nicks nasceu no dia 26 de maio de 1948, em Phoenix, Arizona. Ela escreveu sua primeira canção aos dezesseis anos, chamada “I've Loved and I've Lost, and I'm Sad But I'm Not Blue” e começou sua carreira ainda na escola, fazendo parte de um grupo chamado “The Changing Times”

Stevie (seu apelido de infância) conheceu então seu futuro parceiro musical e conjugal Lindsey Buckingham no último ano na escola, em um encontro religioso onde eles cantaram juntos “California Dreamin'”. Mais tarde ela foi convidada por Lindsey a ingressar num grupo chamado Fritz, que chegou a experimentar um relativo sucesso, abrindo para gente como Jimi Hendrix e Janis Joplin. O grupo acabou em 1972 e ela continuou compondo e trabalhando junto com Lindsey, que culminou num álbum lançando em 1973, chamado Buckingham Nicks. Ele não se saiu muito bem comercialmente e Stevie teve que desempenhar vários trabalhos para conseguir dinheiro, enquanto Lindsey se recuperava de uma doença chamada mononucleose infecciosa.



Eles se mudaram para Aspen, Colorado. Lindsey saiu em turnê tocando para os The Everly Brothers, enquanto Stevie ficou. Durante esse tempo, ela compôs algumas de suas mais famosas canções, “Landslide” e “Rhiannon” (que posteriormente ajudaria a formar uma imagem de Stevie Nicks ligada á feitiçaria). No final de 1974, Lindsey foi convidado por Mick Fleetwood a fazer parte do Fleetwood Mac, para substituir o recém-egresso Bob Welch. Lindsey aceitou com uma condição: sua parceira também ingressasse na banda.

Em 1975 foi lançado o primeiro álbum do Fleetwood Mac com sua nova formação (que contava com Mick, Lindsey e Stevie, além do casal Christine e John McVie), chamado Fleetwood Mac, no qual se destacaram as canções que Stevie havia composto na época em que ficou em Aspen, além de “Cristal”, gravada por Lindsey.

Stevie e Lindsey se separaram após o sucesso desse álbum, o que influenciou nas composições para o próximo álbum do grupo, Rumours (1977), que se tornou o maior sucesso comercial da banda, um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos. Três músicas de Stevie figuravam neste álbum: “I Don't Want To Know”, “Gold Dust Woman” (musica relacionada ao vício de Stevie em cocaína) e “Dreams”, a única canção do Fleetwood Mac a chegar ao #1 na parada da Billboard e considerada o maior clássico da banda. Durante a turnê deste álbum, Stevie teve relacionamentos amorosos com Don Henley (vocalista do The Eagles) e com o promotor dos shows do Fleetwood, David Pesnell.



Em 1979, foi lançado o terceiro trabalho da banda, Tusk, que não repetiu o sucesso do anterior. Porém trouxe algumas das melhores composições de Stevie Nicks: o maior hit foi “Sara”, que alcançou o #7 na Billboard, além de “Storms”, “Beautiful Child”, “Angel” e “Sisters of the Moon” (a maioria das canções, foi especulado, teriam sido compostas baseando-se nos relacionamentos de Stevie com Henley, Pesnell, além de um possível conturbado caso com o baterista da banda, Mick Fleetwood). Por volta desse tempo, Stevie também fez sua primeira aparição no mercado cantando sem o Fleetwood Mac, na canção “Whenever I Call You Friend”, um dueto com Kenny Loggins.

Stevie começou a compor mais canções para um trabalho solo. Ela fundou seu próprio selo, Modern Records, e com participações de Don Henley e Tom Petty & The Heartbreakers, Stevie lançou o álbum solo Bella Dona (1981). O álbum trouxe hits como “Edge of Seventeen” (que fez parte da trilha do filme Escola de Rock), e chegou a ficar em primeiro na lista de cds da Billboard.



Após uma turnê solo de muito sucesso, entitulada White Winged Dove Tour, Stevie Nicks voltou a se reunir com o Fleetwood Mac para a gravação do álbum Mirage. A banda se refugiou em um castelo na França e lá produziram o álbum de sucesso, que trouxe as canções de Stevie “Gypsy” (originalmente escrita pra fazer parte do álbum solo Bella Donna), “That's Alright” (composta por Stevie na fase Buckingham Nicks) e “Straight Back”. Após uma curta turnê com o Fleetwood, foi lançado mais um álbum solo de Stevie Nicks em 1983, The Wild Heart. Neste álbum consta um dos maiores sucessos da carreira solo de Stevie, “Stand Back”, e uma das canções preferidas da intérprete, “Nightbird”.

Em 1985, Stevie continuou sua carreira solo com o álbum Rock A Little, que trouxe o hit “Talk to Me” e cuja turnê marcou a vida da cantora. O alto consumo de drogas estava prejudicando a voz de Stevie e ela se viu obrigada a entrar num centro de tratamento de dependentes químicos. Após a recuperação, ela gravou um especial lançando em VHS/DVD chamado Stevie Nicks: Live at Red Rocks.



Dois anos depois, foi lançado o quinto álbum do Fleetwood Mac com participação de Stevie Nicks: Tango in the Night. Porém problemas no relacionamento dos integrantes levou Lindsey Buckingham a resolver seguir carreira solo antes mesmo do grupo sair em turnê. Alguns detalhes são obscuros em relação à essa época, mas há indicios de que Stevie tenha reagido violentamente à essa decisão de Lindsey e, após uma grande discussão, Lindsey teria tentado matar sua ex-mulher estrangulada. Após a debandada de Lindsey, passaram a integrar a banda Billy Burnette e Rick Vitto nas guitarras e o Fleetwood saiu em turnê de seu mais bem sucedido álbum desde o Rumours. Em 1988, foi lançado uma coletânea de hits do Fleetwood Mac, trazendo uma música inédita de Stevie Nicks, “No Questions Asked”.

No ano seguinte, foi lançado o álbum solo The Other Side of the Mirror, um bom exemplo de como a voz de Stevie ficou mais anasalada devido ao longo tempo de uso de cocaina e tranquilizantes. O maior hit do álbum foi “Rooms of Fire”. Após a turnê desse álbum, Stevie voltou a trabalhar com o Fleetwood Mac para a gravação de Behind The Mask, lançado em 1990. Após a turnê desse álbum (cujo o último show marcou a reunião de Stevie e Lindsey Buckingham para a performance de “Landslide”), Stevie se desligou da banda pela primeira vez desde sua entrada em 1975 e se concentrou na carreira solo.



Em 1991, décimo aniversário de sua carreira solo, Stevie lançou a coletânea Timespace. No ano seguinte foi lançando outra coletânea comemorando os 25 anos do Fleetwood Mac, The Chain. Em 1993, a formação clássica da banda se reuniu para uma apresentação num baile de gala organizado pelo presidente americano Bill Clinton. Com grande aumento de peso devido à sindrome de fadiga crônica e consumo abusivo de analgésicos, Stevie Nicks chegou a pensar em nunca mais pisar num palco de novo.

Em 1994, após tratamento que a fez perder peso, Stevie lançou o álbum Street Angel. Depois de uma breve turnê, Stevie voltou a integrar o Fleetwood Mac com a formação clássica para uma turnê em homenagem aos 20 anos do álbum Rumours. Foi lançado um registro dessa turnê em cd e dvd chamados The Dance. O álbum chegou ao primeiro lugar nas paradas e a turnê seguiu com enorme sucesso até 1998, quando o Fleetwood Mac entrou para o Hall da Fama do Rock. Neste mesmo ano, Stevie lançou um box com três cds reunindo clássicos da carreira solo e alguns outros trabalhos, chamado Enchanted: The Works Of Stevie Nicks. Em 1999, ela foi aclamada pela VH1 como a #14 Maiores Mulheres do Rock e ficou em #1 na mesma lista votada pelo público do canal.



Com o apoio do antigo parceiro Tom Petty e de Sheryl Crow, Stevie continuou compondo e, em 2001, lançou o álbum Trouble In Shangri-La, que trouxe sucessos como “Sorcerer” e “Planets of the Universe”. Durante a turnê deste álbum, Stevie ouviu rumores sobre uma possível volta do Fleetwood Mac com um novo cd. Ela entrou em contato e, no ano seguinte, a banda lançava o álbum Say You Will, o primeiro desde 1975 a não contar com Christine McVie no seu line-up. Após uma grande turnê com a banda, Stevie lançou outra coletânea de seus maiores hits, chamada Crystal Visions: The Very Best Of Stevie Nicks, em DVD e cd.

Atualmente, Stevie Nicks afirmou estar compondo. O Fleetwood Mac anunciou uma possível volta em 2009, não se sabe se com cd inédito ou com mais uma turnê.




DISCOGRAFIA:

Solo:
Bella Donna (1981)
The Wild Heart (1983)
Rock a Little (1985)
The Other Side of the Mirror (1989)
Timespace - The Best of Stevie Nicks (1991)
Street Angel (1994)
Live at Red Rocks (Video) (1995)
Enchanted (Box) (1998)
Trouble in Shangri-La (2001)
Crystal Visions - The Very Best of Stevie Nicks (2007)
Soundstage (2008)

Como Buckingham Nicks:
Buckingham Nicks (1974)

Com o Fleetwood Mac:
Fleetwood Mac (1975)
Rumours (1977)
Tusk (1979)
Live (1980)
Mirage (1982)
Tango in the Night (1987)
Greatest Hits (1988)
Behind the Mask (1990)
25 Years - The Chain (Box) (1992)
The Dance (1997)
The Very Best of Fleetwood Mac (2002)
Say You Will (2003)
Live in Boston (2004)

LINKS:
Site Oficial
Comunidade Oficial no Orkut

Um comentário:

Daniel Galvão disse...

Estou aqui maravilhado com o seu texto sobre a Stevie Nicks! Sou um grande fã da cantora desde os meus 11 anos de idade e sei o quanto é complicado achar algo interessante sobre ela aqui no Brasil. Parabéns!

* Sorcerer e Planets of the Universe são da fase Buckinham Nicks também.