quinta-feira, 5 de junho de 2008

CHRISTINE McVIE




Christine McVie (nascida Christine Anne Perfect em 12 de Julho de 1943, perto de Greenodd, Cumbria) é uma cantora, tecladista, e compositora inglêsa. Sua fama veio primeiramente como membro da banda Fleetwood Mac, embora ela também tenha lançado três álbuns solo. Anne Christine Perfect nasceu em 12 de Julho de 1943 na pequena aldeia de Bouth, no distrito de Lake. Seu pai, Cyril, era professor universitário e violinista de concerto, e sua mãe Beatrice (conhecida como Tee) era médium e curandeira. Seu avô tinha tocado órgão na Abadia de Westminster.

Embora Christine tivesse sido apresentada ao piano aos quatro anos, ela não se dedicou à música até os 11. Continuou tendo aulas de música clássica até aos 15 anos de idade, quando seu irmão mais velho, John, levou pra casa um álbum de Fats Domino que mudou seu interesse musical da música clássica para rock n 'roll. Outras influências precoces incluem The Everly Brothers e The Beatles.

Christine estudou escultura em um colégio de arte em Birmingham, Inglaterra, durante cinco anos, com o objetivo de se tornar professora de arte. Durante esse tempo, ela conheceu vários novos músicos do cenário do blues na Inglaterra. Embora estudando arte, Christine se apaixonou pelo trabalho com música. Sua primeira incursão nesse campo não veio até ela conhecer dois amigos certa noite em um pub, Stan Webb e Andy Sylvester. Na ocasião eles estavam tocando em uma banda chamada "Shades Of Blue", que tinha alguns show marcados, porém não tinham baixista. Sabendo do talento musical de Christine eles a convidaram ela para ingressar na banda.

Durante esse tempo, ela também teria cantado muitas vezes com Spencer Davis. Após cinco anos, Christine havia se graduado em arte com habilitação para ensinar, mas nesse tempo o "Shades Of Blue" se separou. Christine se mudou para Londres, onde trabalhou por um tempo numa loja de departamento.Em 1968, um amigo de Christine disse-lhe que o seu ex-companheiros de banda Andy Sylvester e Stan Webb havia formando uma banda de blues e estavam à procura de um pianista. Ela escreveu para eles pedindo para se juntar à banda. Poucos dias depois eles responderam, convidando-a para tocar teclado, piano e ser backing vocal na banda, chamada Chicken Shack. Christine permaneceu no Chicken Shack por dois álbuns e chegaram ao top 10 britânico com o hit "I'd Rather Go Blind", com Christine nos vocais. Ela recebeu o prémio da Melody Maker como vocalista feminina do ano, além de ter sido louvada por ter um dos "10 pares de pernas mais bonitos em toda a Grã-Bretanha". Christine deixou o Chicken Shack em 1969 após a conhecer o baixista do Fleetwood Mac, John McVie. Encorajada a prosseguir a sua carreira, ela gravou um álbum solo, Christine Perfect, que ela não considera um de seus melhores trabalhos. Como Christine McVie, ela juntou-se ao Fleetwood Mac, em 1970, logo após se casar o baixista John McVie.

Ela já havia contribuído no backing vocal, tocando teclado, e produziu a capa para o álbum Kiln House. A banda tinha perdido um dos fundadores da banda, Peter Green, e os outros membros estavam nervosos sobre seguir turnê sem ele. McVie tinha sido uma grande fã da era Peter Green no Fleetwood Mac, e uma vez que ela sabia todas as letras de suas músicas, ela assumiu os vocais. McVie rapidamente se tornou indispensável como membro do grupo, autora de algumas das suas melhores canções, posição em que ela iria permanecer por quase 25 anos.

O início dos anos 70 foram tempos difíceis para a banda, com uma alta rotatividade de músicos, e apenas os álbuns Mystery to Me e Bare Trees produzindo alguns sucessos, sem falar que uma banda-cópia do Fleetwood Mac estava em turnê pelos Estados Unidos sem permissão. O vício de John McVie por álcool tornou-se insuportável; Christine teve um caso com um produtor musical, e ela quase deixou John e a banda para fazer um álbum solo com o seu amado. No entanto, ele voltou para a sua cônjuge, de modo que ela fez o mesmo. Em 1974, Christine McVie relutantemente concordou em prosseguir com o resto da banda para os E.U. e recomeçar. Dentro de um ano, Stevie Nicks e Lindsey Buckingham, do grupo Buckingham Nicks, aderiram à banda. Eles sopraram vida nova à música do Fleetwood Mac. O primeiro álbum dessa novo conjunto, Fleetwood Mac (1975), teve vários hits de Christine, com "Over My Head" e "Say You Love Me" quer chegou ao top-20 de singles na Billboard. Foi a sua canção "Over My Head", que pela primeira vez fez o Fleetwood Mac tocar nas rádios americanas e no Top 40 no país. Em 1976, Christine começou um affair com o diretor de iluminação da turnê da banda, o que lhe inspirou a escrever "You Make Loving Fun", um top-10 hit no álbum Rumours, um dos mais vendidos de todos os tempos. Seu maior sucesso foi "Don't Stop", que escalou o caminho até o #3 lugar nas paradas.

Ao final da turnê do Rumours, os McVies havia se divorciado. O álbum duplo Tusk (1979) produziu mais três hits que chegaram ao top-20 ( "Tusk", "Sara", e a composição de Christine "Think About Me"), mas foi considerado uma decepção já que praticamente nada poderia superar o sucesso do álbum Rumors. A turnê do Tusk prosseguiu em 1980, na sequência do qual, a banda teve um tempo de descanso. Eles se reuniram em 1981 para gravar o álbum Mirage em um castelo na França. O álbum, lançado em 1982, devolveu a banda para o topo das paradas nos Estados Unidos e também continha o hit top-5 "Hold Me", co-escrito por McVie. A faixa também foi a primeira música da banda a ter vídeoclip; a inspiração de McVie para a canção veio com o seu sofrido relacionamento com o membro dos Beach Boys, Dennis Wilson. Wilson se afogou em um acidente de alguns anos mais tarde, partindo o coração de McVie.

Em 1984, McVie decidiu correr riscos e gravar um álbum solo, como a maior parte dos outros membros da banda haviam feito. Ela escreveu hits como "Got a Hold on Me" (que foi Top-10 e #1 em música pop contemporânea) e "Love Will Show Us How" (#30). O rangido do sintetizador-pesado nas faixas foi visto por alguns como um bom contraste com o cristalino e claro tom de voz de McVie. Ela também conheceu o tecladista Eddy Quintela, com quem ela se casou em outubro de 1986. Eles se divorciaram de uma década depois.

Após regravar “Can't Stop Fallin' In Love With You” para o filme A Fine Mess, ela se juntou ao Fleetwood Mac para gravar o álbum Tango In The Night, que se tornou o maior sucesso da banda desde o Rumours dez anos antes. O maior hit do álbum foi a canção de Christine "Little Lies", co-escrita com o marido Quintela, que foi top 5 no Reino Unido e nos E.U.. Outro single de McVie deste álbum foi "Everywhere", que alcançou #14 e mais tarde foi incluído no cd ao vivo The Dance (1997). Em 1990 a banda, após a saida de Lindsey Buckingham, gravou o álbum Behind The Mask, mas as vendas foram muito lentas e os singles foram bem sucedidos apenas marginalmente. Só a canção de McVie "Save Me" fez o Top 40 nacional. McVie sempre tinha sido relutante em seguir turnês, preferindo ficar perto de casa com amigos e familiares. Após a morte de seu pai, Cyril Perfect, neste ano, durante a turnê do Behind The Mask, McVie tomou a decisão de se aposentar das turnês por completo. Apesar da partida de Stevie Nicks, permaneceu fiel a Mick Fleetwood e a seu ex-marido, gravando cinco músicas para o álbum Time, de 1995. O álbum, que sofreu com a falta de publicidade e foi gravado com uma formação desconhecida para o público, foi um fiasco comercial.

Os membros da banda parecia ter seguido seus caminhos distintos até Mick Fleetwood, John McVie, Stevie Nicks, Lindsey Buckingham e se reunirem novamente por um projetos solo de Lindsey Buckingham. Eles persuadiram Christine a gravar e sair em turnê com eles uma última vez. O álbum ao vivo, The Dance (1997), chegou ao #1 nas paradas. McVie cumpriu o calendário de shows e, em seguida, participou da perfomance que marcou a entrada do grupo em 1998 no Hall da Fama do Rock and Roll, assim como no Grammy Awards, e no BRIT Awards, no Reino Unido. Posteriormente, ela se aposentou do Fleetwood Mac totalmente.

Nos anos após o The Dance, Christine McVie retornou para a Inglaterra para estar perto a sua família e se retirou da mídia quase completamente. Em 2000, no entanto, ela veio a público para receber um doutorado honorário em Música da Universidade de Greenwich, na Inglaterra. Alguns anos mais tarde, em dezembro de 2003, ela foi ver a última apresentação do Fleetwood Mac no Reino Unido da turnê do álbum Say You Will em Londres, mas não se juntou aos seus ex-companheiros no palco.

Em 2004 foi lançado um novo álbum solo Christine McVie, In The Meantime, o terceiro de uma carreira abrangendo cinco décadas. Gravado em seu celeiro convertido em estúdio em Kent, Inglaterra, McVie trabalhou no projeto com seu sobrinho, Dan Perfect, que contribuiu nas guitarras, vocais e composições. Não houve turnê deste álbum, embora McVie tenha consentido a um número limitado de entrevistas à imprensa do Reino Unido e dos E.U.A.. Em 2006, McVie foi premiada com a Medalha Dourada de Mérito da Academia Britânica de Compositores e Letristas, numa cerimónia realizada no Hotel Savoy, em Londres.

DISCOGRAFIA:

(Com o Chicken Shack)
Forty Blue Fingers, Frashly Packed And Ready To Serve (1968)
Ok Ken (1969)

(Com o Fleetwood Mac)
Mr. Wonderful (1968)
Then Play On (1969)
Kiln House (1970)
Future Games (1971)
Bare Trees (1972)
Penguin (1973)
Mystery To Me (1973)
Heroes Are Hard To Find (1974)
Fleetwood Mac (1975)
Rumours (1977)
Tusk (1979)
Live (1980)
Mirage (1982)
Tango In The Night (1987)
Greatest Hits (1988)
Behind The Mask (1990)
Time (1995)
The Dance (1997)
Say You Will (2003) – (participou como tecladista e backing vocal)

(Solo)
Christine Perfect (1970)
Christine McVie (1984)
In The Meantime (2004)


Links para o Orkut:
Comunidade Oficial
Comunidade do Fleetwood Mac

Nenhum comentário: