quinta-feira, 26 de junho de 2008

LITA FORD






Lita Ford nasceu Carmelita Rosanna Ford, filha de mãe britânica e pai ítalo-mexicano, em Londres, Inglaterra, no dia 23 de setembro de 1958. Ela se mudou com sua família para os Estados Unidos aos 4 anos e começou a tocar guitarra aos 11. Seu alcance vocal é o de uma mezzo-soprano.

Em 1975, então com 17 anos, ela entrou no grupo feminino de rock The Runaways, para a qual ela tocava violão.

Lita Ford começou sua carreira solo em 1979. Seus dois primeiros álbuns, Out For Blood e Dancin' On The Edge foram moderadamente bem sucedidos. Out For Blood foi também o titúlo do principal single do primeiro álbum. Seu próximo álbum Dancin' On The Edge foi ainda mais bem-sucedido. Ele trouxe o single de sucesso "Fire In My Heart", que alcançou o top 10 em vários países. O próximo single "Gotta Let Go" foi um dos maiores hits de Ford. Ela chegou a ficar em número um em diversos paises com esse single.



Ford excursionou extensivamente e fez várias aparições em programas de TV pelos próximos quatro anos, porém sem mais lançamentos; o álbum que seguiria Dancin' On The Edge, intitulado The Bride Wore Black, foi abandonado e nunca lançado devido ao fato Ford não ter gostado da produção do álbum e este perturbar sua gravadora, causando a mudança de Lita da Mercury Records para a RCA Records. Em 1988, Lita voltou a público com seu álbum mais bem sucedido comercialmente, Lita. Com Sharon Osbourne como sua empresária, e de novo produzido pela própria, o álbum emplacou quatro hits, o #1 "Kiss Me Deadly", seguido pelo #9 "Back To The Cave", o #2 "Close My Eyes Forever", e o #3 "Falling In and Out of Love". A balada "Close My Eyes Forever", foi um dueto com Ozzy Osbourne. Foi também o único Top 10 de Lita Ford na Billboard Hot 100, alcançando # 8.



Seu próximo lançamento foi chamado Stilleto, trazendo os singles "Hungry" e "Lisa", que foi dedicado à sua mãe. No entanto, este álbum não foi tão bem sucedido como o Dancin' On The Edge e Lita.

A próximo lançamento foi Dangerous Curves. O último lançamento de Lita Ford seria com a gravadora XYZ Records e seria intitulado Black. Ele não conseguiu repetir o sucesso de 1991 do Dangerous Curves.

Ford foi convidada pela VH-1 para integrar o elenco do reallity show "The Surreal Life" em sua 7 ª temporada, em 2007. Ela recusou.

Em meados de Junho de 2008, Ford e sua nova banda solo fizeram vários shows antes de participar do festival Rocklahoma.

Ford foi casada com Chris Holmes (de WASP) de junho de 1990 a julho de 1991. Ela também se envolveu com o baixista do Mötley Crüe Nikki Sixx, com o cantor do Rainbow Joe Lynn Turner, com o guitarrista do Black Sabbath Tony Iommi, com o baterista do Hurricane/ASIA Jay Schellen e, finalmente, com o empresário de sucesso Jimmy Tavis do Lostboys, Odin e The Anti Social .

Atualmente ela é casada com Jim Gillete, da banda Nitro. O casal tem dois filhos.




DISCOGRAFIA:
Out For Blood (1983)
Dancin' on the Edge (1984)
Lita (1988)
Stiletto (1990)
Dangerous Curves (1991)
Black (1995)


LINKS:
Comunidade Oficial no Orkut

Nenhum comentário: