quinta-feira, 5 de junho de 2008

DOLORES O'RIORDAN





Dolores Mary Eileen O'Riordan (Burton) (nascida em 6 de setembro de 1971) é uma cantora e compositora irlandêsa. Ela liderou a banda The Cranberries por treze anos antes de a banda parar em 2003. Seu primeiro álbum solo Are You Listening?foi lançado em maio de 2007.
Em 1990 Dolores O'Riordan participou de uma audição e ganhou o lugar de vocalista para conduzir uma banda chamada The Cranberry Saw Us (mais tarde passou a ser The Cranberries).

A banda lançou cinco álbuns Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We(1993), No Need To Argue (1994), To the Faithful Departed (1996), Bury the Hatchet (1999) e Wake Up and Smell The Coffee (2001) e de uma coletânea de hits intitulado Stars - O Melhor de 1992 -- 2002 (2002), antes da da banda fazer uma parada na carreira.

Ao longo do anos 90, O'Riordan foi reconhecida pela sua constante mudança de penteados. Ela normalmente se apresenta descalça no palco.




Em 18 de julho de 1994 O'Riordan se casou com Don Burton, o ex-produtor do Duran Duran. Eles tiveram seu primeiro filho, Taylor Baxter, em 23 de novembro de 1997, nascido durante a pausa entre o lançamento dos álbuns To the Faithful Departed e Bury the Hatchet. Seu segundo filho, Molly Leigh, nasceu em 27 de janeiro de 2001 (coincidentemente o aniversário do marido Don). A sua terceira, Dakota Rain, nasceu em 10 de abril de 2005.

Em 2003, O'Riordan foi convidada a participar da trilha sonora de Spider-Man 2, com a canção "Black Widow", mas a canção eventualmente não foi utilizada; a canção aparece no primeiro albúm solo de O'Riordan, Are You Listening?. Em 2004, O'Riordan apareceu com o artista italiano Zucchero no álbum Zu & Co., com a canção "Pure Love". No álbum também figuravam outros superstars como Sting, Sheryl Crow, Luciano Pavarotti, Miles Davis, John Lee Hooker, Macy Gray e Eric Clapton. No mesmo ano, trabalhou com o compositor Angelo Badalamenti na trilha sonora de Evilenko fornecendo vocais em várias faixas, incluindo "Angels Go The Heaven", tema do filme.

Em 2005 ela apareceu no álbum de Jam & Spoon Tripomatic Fairytales 3003 como vocalista na faixa "Mirror Lover". O'Riordan também fez uma aparição no filme Clique, lançado em 23 de junho de 2006, como uma cantora de casamentos, executando uma versão alternativa do sucesso do The Cranberries "Linger".



O primeiro single "Ordinary Day" - foi produzido pelo vencedor do Brit Awards, Youth, cujos créditos anteriores incluem The Verve, U2 e Paul McCartney.

Dolores fez uma aparição ao vivo no "The Late Late Show" (na televisão irlandesa), em 20 de abril de 2007.

Are You Listening? foi lançado em 4 de maio de 2007 na República da Irlanda. Posteriormente, foi lançado na Europa em 7 de maio de 2007, e na América do Norte em 15 de maio de 2007, com "Ordinary Day", como seu primeiro single, lançado em finais de Abril. O vídeo para "Ordinary Day" foi filmado em Praga. Em agosto "When We Were Young" foi lançado como o segundo single a partir do álbum.

Em 19 de novembro de 2007, ela cancelou o resto de sua turnê européia (Lille, Paris, Luxemburgo, Varsóvia e Praga) devido a uma doença. Em seu site oficial ela escreveu esta mensagem:

"Olá a todos! Só uma nota para dizer desculpa por cancelar a turnê, eu preciso de um tempo de descanso, já que excursionei por uma boa parte do ano. O médico diz que após um pouco de descanso e eu vou ficar melhor. Vou voltar no novo ano. Amo todos vocês e à todos Boas Festas! Desculpe, mais uma vez. Dolores-XX"

Seja qual fora a doença, foi controlada ou curada o suficiente para ela executar alguns pequenos shows em clubes americanos em dezembro, incluindo Des Moines, Nashville, e um show gratuito bem-recebido em Charlottesville, Virgínia.


Dicografia:
The Cranberries
Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We? (1993)
No Need to Argue (1994)
To the Faithful Departed (1996)
Bury the Hatchet (1999)
Wake Up and Smell the Coffee (2001)
Solo
Are You Listening? (2007)


Nenhum comentário: